Horários das apresentações

Artigos Aprovados – Comunicação Oral
Horários das apresentações
Salão Fortaleza
 Eixo 1 –  Avaliação do Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil e Alfabetização   –   Total de Trabalhos: 10
Horário: 17h – 20h  – Marta dos Santos, Jocyana Cavalcante da Silva, Maria Aurea Montenegro
Horário Trabalho Autor(es)
17:00 O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM TERESINA (PI) E A APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO SAETHE SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL Francisca Eudeilane da Silva Pereira – SEMEC
17:10 AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS NO CEARÁ Lucas Melgaço da Silva – UFC; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca – UFC
17:20 ACOMPANHAMENTO PARA A APRENDIZAGEM DO NOME PRÓPRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA Maria Regiane Vidal Costa Simonetti Gomes – SME; Luiza Hermínia de Almeida Assis Brilhante – SME; Simone Domingos Calandrine – SME; Ana Paula dos Santos Alves Simões – SME
17:30 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA Silvana Mendes Sabino Soares – SME; Ana Paula de Medeiros Ribeiro – UFC
17:40 A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA Maria Luisa Ribeiro Torres dos Santos – UFC; Amanda de Sousa Alves Rodrigues – UFC; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca.
17:50 O DESAFIO DE AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA Ana Paula Azevedo Furtado – UFC; Ana Carine dos Santos de Sousa Paiva – UFC
18:00 A RELEVÂNCIA DA APRENDIZAGEM DA ESCRITA DO NOME PRÓPRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DASCRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA Ana Paula dos Santos Alves Simões- SME; Alcileide de Oliveira Souza- SME; Lara Picanço Menezes Mesquita – SME; Paula Ferreira Freire- SME
18:10 AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (ANA): UMA POLÍTICA DE REGULAÇÃO OU EMANCIPAÇÃO(?) Fernanda Barros Ataídes- UFU; Simone Pereira Freitas Costa- UFU; Olenir Maria Mendes– UFU
18:20 O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA COMCRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Clarice Carolina Ortiz de Camargo – CAp ESEBA/UFU
18:30 AVALIAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: TENSÕES NOS CONTEXTOS DO PNAIC E PAIC Luiza Hermínia de Almeida Assis Brilhante – UFC; Adriana Leite Limaverde Gomes – UFC
 Eixo 6 – Avaliação de Ensino-Aprendizagem na Educação a Distância    –    Total de Trabalhos: 04
Horário Trabalho Autor(es)
18:40 A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS SEUS DESAFIOS A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES-TUTORES Kelma Lima Cardoso Leite– Faculdade Cearense
18:50 MATERIAIS EDUCATIVOS DIGITAIS PARA CURSOS ONLINE: REFLEXOS DA APLICAÇÃO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM E NA AVALIAÇÃO EM EAD NA SAÚDE Maria Lucijane Gomes de Oliveira- UFC; Ana Josiele Ferreira Coutinho – UFC; Diego Rodrigues Tavares – UFC; Andréa Soares Rocha da Silva- UFC
19:00 DESIGN DE EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DO MODELO ADDIE E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO A DISTÂNCIA Andrea Moura da Costa Souza – IFCE; Marcos Antonio Martins Lima – UFC; Maria Lucijane Gomes de Oliveira – UFC; BlússiaTétis Brito Batista – UFC
19:10 IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES CRITICOS DE SUCESSO NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DOS TUTORES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NA UFC Raimunda Heveline Ribeiro Quirino – UFC; Sueli Maria de Araújo Cavalcante – UFC; Denise Maria Moreira Chagas Correa – UFC
Eixo 11 – Meta-Avaliação – Total de Trabalhos: 05
Horário: 17h00 – 20h00
Horário Trabalho Autor(es)
19:20 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E A CONFIGURAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE GESTÃO PARA RESULTADOS Maria do Socorro Silva Cavalcante – PPGE/UFPB; Silmara Cássia Barbosa Melo – PPGE/UFPB
19:30 META-AVALIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONALDE UMA FACULDADE PRIVADA DO CEARA Lídia Azevedo de Menezes – Faculdade Luciano Feijão; Messias Kilder de Sousa – Faculdade Luciano Feijão; Ana Cléa Gomes de Sousa – IFCE; Francesca Danielle Gurgel dos Santos – UECE/FAFIDAM
19:40 GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE EFICÁCIA EEFICIÊNCIA NO PROCESSO DE META-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO ENSINO SUPERIOR Francisco Ricardo Almeida Amorim – UNISAL; Jozemar Machado Carneiro – UNISAL; Raimundo Nonato Neto – UNISAL; Francisco Ismael Ribeiro – UNISAL
19:50 POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E RESPONSABILIZAÇÃO DOS PROFESSORES: UM BALANÇO DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO- ANA Silmara Cássia Barbosa Melo – UFPB; Maria do Socorro Silva Cavalcante – UFPB
20:00 META-AVALIAÇÃO DA AVALIAÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA O APRIMORAMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR Douglas Gomes de Oliveira – Faculdade Cesgranrio; Lucí Hildenbrand – Faculdade Cesgranrio
1° Modulo do Lazar
Horário: 17h – 20h – Gabrielle Silva Marinho/Débora Aldyane
Horário Trabalho Autor(es)
17:00 AVALIAÇÃO NOS CICLOS PEDAGÓGICOS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS Ana Carolina Souza Azevedo; Ireuda da Costa Mourão – UnB
17:10 O SIGNIFICADO DOS PROCESSOS AVALIATIVOS NO OLHAR DOS ATORES EDUCACIONAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL Ana Jessika de Medeiros – UFC; Karine Pinheiro de Souza – UFC; Maryane Matias Leite Cintra – UFC
17:20 O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM CICLOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RECIFE E SEUS IMPACTOS NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DAS TAXAS DE RENDIMENTO Cinthya Cristiane Galvão dos Santos Barbosa – UFPE
17:30 ENUNCIADOS DE PROVAS DE CIÊNCIAS: ESTUDO SOBRE O ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II Franciane da Silva e Silva – UFMA; Luizélio Veloso Pinto – UFMA; Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques – UFMA
17:40 DESEMPENHO DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: FATORES QUE FAZEM A DIFERENÇA Ligia Gomes Elliot – FACULDADE CESGRANRIO; Flávia Alves Machado Lino – COLÉGIO PEDRO II; Glauco da Silva Aguiar – FACULDADE CESGRANRIO; Nilma Santos Fontanive– FACULDADE CESGRANRIO
17:50 AVALIAÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL:TAXIONOMIA DO USO DE VÍDEOS DOYOUTUBE® Luiz Cláudio da Silva Crisóstomo – UECE Márcia Machado Marinho – UFC Daniela Diolina Torres – UECE Gabrielle Silva Marinho – UECE
18:00 AVALIAÇÃO ESCOLAR: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS Maria Euzimar Nunes Rodrigues – PLUS; Isabel Guimarães Diógenes – PMF; Gloria Maria Verissimo Lopes Pisandelli – IPACE
18:10 AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE LEITURA DAS PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA Olívia Coelho da Silva – UFC; Ana Paula de Medeiros Ribeiro – UFC
18:20 DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA AO USO DOS RESULTADOS POR UMAESCOLA PARTICULAR Glauco da Silva Aguiar – FACULDADE CESGRANRIO; Ligia Gomes Elliot – FACULDADE CESGRANRIO
18:30 AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO ESCOLAR: O QUE SE ESCONDE NO JARDIM DAS ÁRVORES DE DESEMPENHO? Karlane Holanda Araújo – IFCE/UFC Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga – IFPB/UFC Raimundo Hélio Leite –UFC
18:40 A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: OLHARES AVALIATIVOS DOS DOCENTES SOBRE SEUS SABERES KeylaCristina da Silva Machado –UFPI
18:50 UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL: EM BUSCA DE RESSIGNIFICAR AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino – UESPI; Maria dos Navegantes Pereira de Oliveira Carneiro– UESPI; Daniela de Melo Sousa – UESPI
19:00 RENDIMENTO ESCOLAR NO CARIRI CEARENSE: ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS Maria Iracema Pinho de Sousa- UFCA; Edicarlos Pereira de Sousa- UFCA; Erika Letícia da Silva de Lima- UFCA
19:10 AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE LEITORES ALFABETIZADOS E NÃO ALFABETIZADOS: COMPREENDENDO O GÊNERO TEXTUAL CONTO Mônica de Souza Serafim – UFC
19:20 REFLEXÕES ACERCA DOS IMPACTOS EMOCIONAIS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS Tainara Freitas Silveira; Daiane de Sousa Lopes; Antonia Eliana de Araújo Aragão; Francisco Ricardo Miranda Pinto
19:30 SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE): UM ESTUDO LONGITUDINAL DOS RESULTADOS DOS ALUNOS DO 2° DO ENSINO FUNDAMENTAL DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE Emanuella Sampaio Freire– UFC/SME; Alanna Oliveira Pereira Carvalho– UFC/IFCE; Eveline Valério Alves- UFC/SEDUC-CE; Sandra Maria Tavares Assunção– SME
19:40 BONIFICAÇÃO POR RESULTADOS: INDUTOR DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO? Julio Gomes Almeida – UNICID; Maria Paula Silva Almeida
19:50 AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM:UMA AVALIAÇÃO Ana Beatriz Almeida Sampaio – Unicatólica; Hávila Raquel do Nascimento Gomes Brito – Unicatólica; Milena de Holanda Oliveira Bezerra – Unicatólica; Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro – Unicatólica
20:00 INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL Jaqueline Carvaho Silva- UNESP
2° Modulo do Lazar
    Eixo 3 – Avaliação de Ensino-Eprendizagem no Ensino Médio  – Total de Trabalhos: 19
Horário: 17h00 – 20h00 – Nórlia N. Parente/Débora Lucia L. Leite Mendes/José Valmir G. de Oliveira
Horário Trabalho Autor(es)
17:00 AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: O CASO DA SEARA DA CIÊNCIA Adriana Eufrásio Braga – UFC; Liduina Lopes Alves – UFC; Denize de Melo Silva – UFC; Sumara Frota do Nascimento – UFC
17:10 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE CONPEÇÕES DOCENTES NO ENSINO MÉDIO Gabriel da Silva – UERN
17:20 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMPELO VIES DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA Luizelio Veloso Pinto – UFMA; Franciane Silva e Silva; Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques – UFMA
17:30 CONSELHO DE CLASSE NO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS: ESPAÇO DE MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E AS IMPLICAÇÕES SOBRE OS RESULTADOS ACADÊMICOS Mêrilande de Oliveira Soares Eloi – IF Baiano Campus Santa Inês; Arlene Luttigards de Oliveira Vaz Sampaio – IF Baiano Campus Santa Inês; Roselin Angelita Dantas Reis – IF Baiano Campus Santa Inês
17:40 A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA AVALIAÇÃO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA Poliana Soares de Oliveira; José Batista Neto – PPGE/CE/UFPE
17:50 TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DA MASSIFICAÇÃO À DEMOCRATIZAÇÃO Nórlia Nabuco Parente – IFCE; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca – UFC; Kétilla Maria Vasconcelos Prado – UFC; Nágila Rabelo de Lima – UFC
18:00 CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O “ERRO” E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: REVELANDO POSTURAS E DESAFIOS Daniela Louzeiro Nunes Sousa – UFMA; Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques – UFMA; Thirza Pavan Sorpreso – UNIFAL
18:10 ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM Priscila Martins Diniz– CEETEPS; Julio Gomes Almeida– UNICID
18:20 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL Ione Aparecida Neto Rodrigues – PPGEP-CEFET–MG; Sabina Maura Silva-PPGEP- CEFET – MG
18:30 EVOLUÇÃO LONGITUDINAL DO MOVIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR (MRE) DO ENSINO MÉDIO, PERÍODO 2012-2014 Francesca Danielle Gurgel dos Santos – UECE; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca – UFC; Lídia Azevedo de Menezes – Faculdade Luciano Feijão; Ana Cléa Gomes de Sousa – IFCE
18:40 AVALIAR PARA EVOLUIR: A VOZ DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ÁREA DE BIOLOGIA Rebeca Vitória Guimarães Benvindo– UFPI; Débora Lucia Lima Leite Mendes – UFC
18:50 A PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DO ENEM NAS ESCOLAS DA CREDE 3 NO CEARÁ Rita de Fátima Muniz – UFC; Raimundo Hélio Leite – UFC; Sheila Maria Muniz – UFC
19:00 AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO MÉDIO: ENSAIOS NO COTIDIANO ESCOLAR Sandra Maria Coêlho de Oliveira – Secretaria da Educação do Estado do Ceará; Eugenio Eduardo Pimentel Moreira – IFCE
19:10 PROFICIÊNCIA LEITORA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DA MULTIMODALIDADE NAS QUESTÕES DO ENEM Juliana de Paiva Soares – UFMG; Suzana dos Santos Gomes – UFMG
19:20 PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO Antonia Alves da Silva – UECE/FECLI; Luiz Carlos Souza Bezerra – UECE/FECLI
19:30 A GERAÇÃO Z E OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES: UM MEIO VÁLIDO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE MARANGUAPE-CE Caetano Roberto Sousa de Freitas – SEDUC-CE
19:40 O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Cristiane Maciel de Souza Andrade – UFRGS; Roselane Zordan Costella– UFRGS
19:50 ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O EFEITO ESCOLA E OS RESULTADOS DE PROFICIÊNCIA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL NOS ANOS DE 2012 A 2014, USANDO OS DADOS DOS SPAECE – SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ José Valmir Guimarães de Oliveira; Nicolino Trompieri Filho; Ariadina Torres Guimarães; Alberto Filho Maciel Maia
20:00 ANÁLISE DO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES CEARENSES NO SAEB/2015 Grasiany Sousa de Almeida; Maria Irilene Alves dos Santos; Daiane Araujode Sousa; Solonildo Almeida da Silva
Sala Canoa I 
  Eixo 4 – Avaliação de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior  –  Total de Trabalhos: 17
Horário: 17h00 – 20h00 – Wirla Risany L. Carvalho/Maria Noraneide R. do Nascimento/ Denize de M. Silva
Horário Trabalho Autor(es)
17:00 ANÁLISE DO ENSINO DA ANATOMIA SECCIONAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA À LUZ DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO Alonso Atila Pires Feitoza – UNICHRISTUS; Sueli Maria de Araújo Cavalcante – UFC
17:10 A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA COM OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFPB-CAMPUS CAJAZEIRAS Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga- IFPB/UFC; Raimundo Hélio Leite- UFC Karlane Holanda Araújo –UFC
17:20 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COM APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSO DE ODONTOLOGIA Igor Iuco Castro-Silva – UFC; Jacques Antonio Cavalcante Maciel – UFC
17:30 A IMPORTÂNCIA AUTOAVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – CASO: DIÁRIO DE BORDO Ivan do Nascimento Freire Lopes – CENTRO UNIVERSITÁRIO; LEÃO SAMPAIO
17:40 INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV DAS LICENCIATURAS DA UFPI: IDEALIZAÇÕES E CONTRIBUTOS Maria Noraneide Rodrigues do Nascimento – UFPI; WirlaRisany Lima Carvalho – UFPI
17:50 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA DA URCA: O QUE DIZEM OS ALUNOS? Antonia Mônica da Silva – URCA; Karla Roberta Brandão de Oliveira – URCA
18:00 METODOLOGIAS ATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA Geraldo Bezerra da Silva Junior – UNIFOR
18:10 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA BIBLIOTECA  UNIVERSITÁRIA Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra – UFC; Raimundo Hélio Leite –UFC
18:20 DESENVOLVIMENTO DA CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UMA PERSPECTIVA DOCENTE Cristine Maria Pereira Gusmão – UniT; Rosana Quintella Brandão Vilela – UFAL
18:30 PROVA ESTILO ENADE: PREPARAÇÃO PARA O EXAME OU VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM? Mary Helen Aragão Sousa – FIED; Kátia Maria de Aguiar Freire – FIED; Maria Gleice Rodrigues – FIED
18:40 AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: TECENDO REFLEXÕES Sumara Frota do Nascimento – UFC; Denize de Melo Silva – UFC; Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim – UFC; Liduina Lopes Alves – UFC
18:50 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O QUE REVELAM OS DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR Osmar Mackeivicz – UEPG/PMPG; Viridiana Alves de Lara –UEPG
19:00 CLASSIFICAÇÃO DOS ITENS DE EDUCAÇÃO FÍSICA RELACIONADOS À SAÚDE DO ENADE 2014 VIA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA Paulo Maia Ferreira Júnior; Kaio Breno Belizario de Oliveira – UniCatólica – IMPA; Leandro Araujo de Sousa – NiAve; José Airton de Freitas Pontes Junior – UECE
19:10 AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RECONSTRUINDO CAMINHOS NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Rita de Cássia Marques Costa – UNINTA; Rômulo Carlos de Aguiar- UNINTA; Olindina Ferreira Melo – UNINTA; Marisa PascarelliAgrello– UNINTA
19:20 AS METODOLOGIAS ATIVAS: AVALIAÇÃO ACERCA DA SUA ADOÇÃO
NO ENSINO SUPERIOR
Marcos Antonio Martins Lima – UFC; Denize de Melo Silva – UFC; Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim – UFC; Vanessa Saraiva Santos – FCRS
19:30 AS CARTAS PEDAGÓGICAS NA AVALIAÇÃO DE GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO Célia Regina Teixeira – UFPB
19:40 AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOCENTE NUMA ESCOLA DE ENGENHARIA DE
PERNAMBUCO
Anna Lúcia Miranda Costa
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
José Roberto de Souza Cavalcanti
19:50 CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO- APRENDIZAGEM: A PERCEPÇÃODOCENTE E DISCENTE NO CURSO DE LETRAS DA UVA Neudiane Moreira Felix – UVA/ UNINTA; Rita de Cássia Marques Costa- UNINTA; Silvany Pinto Lopes – UVA; Adriana Pinto Martins – UNINTA
Eixo 8 – Avaliação de Ensino-Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos –  Total de Trabalhos: 02
Horário Trabalho Autor(es)
20:00 AVALIAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS EADULTOS NA ESCOLA: VIVENDO E APRENDENDO Francisca Francirene Tomaz Parente; Harley Gomes de Sousa; Maria da Conceição Erenice Farias Lima; MerivaldaDoroteu da Silva
20:10 AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR (MA) Cassandra Maria Ribeiro Costa – UFMA; Maria Consuelo A Lima – UFMA; Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques – UFMA
Sala Canoa II    
Eixo 5 – Avaliação de Ensino-Aprendizagem na Educação Inclusiva – Total de Trabalhos: 12
Horário: 17h00 – 20h00 – Tânia V. Viana/ Maria Euzimar N. Rodrigues/Olívia Coelho
Horário Trabalho Autor(es)
17:00 POR UMA AVALIAÇÃO INCLUSIVA DA APRENDIZAGEM: RETROSPECTO HISTÓRICO E DINÂMICA NORMATIVA ASSOCIADA Ane Frank Araújo Talmag – UFC; Frederico Fernandes Monteiro – Poleduc – UFC; Thaís Helena Cavalcante Lima – UFC; Sueli Maria de Araújo Cavalcante – UFC
17:10 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DIAGNÓSTICA DO TALENTO: POR UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL Paulo Sérgio Bessa Salgado – UFC Tânia Vicente Viana – UFC
17:20 A PSICOPEDAGOGIA COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NA INCLUSÃO E NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO Sheila Maria Muniz – UFC; Tania Vicente Viana – UFC; Rita de Fátima Muniz – UFC; Jefferson Falcão Sales – UFC
17:30 DESIGN UNIVERSAL PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Vera Lúcia Pontes Juvêncio – UFC; Ricardo Lima Caratti – Avaliar; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca – UFC; Tania Vicente Viana – UFC
17:40 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE Andréia Vieira de Mendonça – UFC Kamila Vieira de Mendonça – UFC Tania Vicente Viana – UFC
17:50 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES DA ESCOLA REGULAR E SEUS DESAFIOS PARA INCLUSÃO Francisco Valdey Carneiro; Harley Gomes de Sousa; Francisca Francirene Tomaz Parente
18:00 AUSÊNCIA DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EM BUSCA DE UM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO Hávila Raquel do Nascimento Gomes Brito – Unicatólica; Ana Beatriz Almeida Sampaio – Unicatólica; Milena de Holanda Oliveira Bezerra – Unicatólica; Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro – Unicatólica
18:10 A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR DO PROFESSOR SOBRE O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INCLUSO Maria José de Souza Marcelino; Maria José Calado Souza
18:20 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: UM OLHAR SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ÂMBITO ESCOLAR Maria Rita Paula da Silva – Faculdades EST; Terezinha de Jesus Martins de Sena – Faculdades EST; Elivaldo Serrão Custódio – SEED/AP
18:30 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES NA AVALIAÇÃO DA ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Adelaide de Sousa Oliveira Neta – PMF; Camila Barreto Silva – PMF
18:40 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO ESCOLAR: AÇÃO E PENSAMENTO DO PROFESSOR DA SALA REGULAR E DO AEE Romária de Menezes do Nascimento; Francisco Ricardo Miranda Pinto
18:50 AVALIAÇÃO DO NÍVEL CONCEITUAL DE ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Neidyana Silva de Oliveira – UFC; Francisca Jamilia Oliveira Barros – UFC; Adriana Leite Limaverde Gomes – UFC; Rita Vieira de Figueiredo – UFC
Eixo 7 – Avaliação de Ensino-Aprendizagem na Educação Física Escolar – Total de Trabalhos: 04
Horário Trabalho Autor(es)
19:00 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO CONTEXTO DAESEBA/UFU: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E O USO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS Tiago Soares Alves – UFU Lesley Ferreira Carlos – UFU
19:10 AVALIAÇÃO DO CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I Kaio Breno Belizario de Oliveira; Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho; Leandro Araujo de Sousa; José Airton de Freitas Pontes Junior
19:20 DESEMPENHO DE DIFERENTES PÚBLICOS NOS ITENS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM 2015: UM OLHAR SOBRE A EJA Yasmim Soares Rodrigues; Kaio Breno Belizario de Oliveira; Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho; José Airton de Freitas Pontes Junior
19:30 RELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS ÁREAS DE CONHECIMENTO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) Antonio Evanildo Cardoso Medeiros Filho Leandro Araujo de Sousa Adriana Eufrásio Braga Sobral Nicolino Trompieri Filho
Eixo 2 – Avaliação de Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental    –    Total de Trabalhos: 03
Horário Trabalho Autor(es)
19:40 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FORTALEZA- CE Jessany Terto Coelho – UFC; Tania Vicente Viana – UFC
19:50 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES NA ESCOLA EM CICLOS Viridiana Alves de Lara – UEPG/PMPG
20:00 AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: OS ALUNOS E A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO Júlio Gomes Almeida – UNICID; Priscilla Martins Diniz – UNICID
Ilha dos Coqueiros  
 Eixo 9 – Avaliação Institucional e Políticas Públicas –   Total de Trabalhos: 19
Horário: 17h00 – 20h00 – Vera Lúcia P. Juvêncio/Dóris Sandra S. Leão
Horário Trabalho Autor(es)
17:00 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A REFLEXÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA PELA ESCOLA E A NECESSIDADE DE LEGITIMIDADE POLÍTICA Claudia Pereira de Pádua Sabia – UNESP
17:10 O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO POLÍTICA DE ESTADO Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves – SEDF
17:20 USO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA PERSPECTIVA DOS GESTORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL Maria do Socorro Maia Silva – UNILAB; Maria Elias Soares – UFC
17:30 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFPI: TRAZENDO PARA O DEBATE CONVICÇÕES E PRÁTICAS Mirtes Gonçalves Honório – UFPI; Teresa Christina T.S. Honório – UFPI
17:40 AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: REFLEXÕES SOBRE A OPINIÃO DO ESTUDANTE BENEFICIÁRIO DA UFRPE Juliana Cavalcanti Macedo – UFRPE; Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches – FUNDAJ/MEC
17:50 PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES NA MELHORIA DA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O CASO DA UNILAB Francisca Sidma Ferreira de Souza – UFC; Sueli Maria de Araújo Cavalcante – UFC; Denise Maria Moreira Chagas Corrêa – UFC
18:00 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS ESCOLAS: COMPREENSÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS Elismara Zaias Kailer – USP; Beatriz Vozniak Barbosa – UEPG
18:10 A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA PÚBLICA Andréia Vieira de Mendonça – UFC; Kamila Vieira de Mendonça – UFC
18:20 A CRIAÇÃO DO NÚCLEO DE AVALIAÇÃO E PESQUISAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: (RE)PENSANDO AÇÕES PARA UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE Aline Maria Gomes Lima – SME; Ana Carine dos Santos de Sousa Paiva – SME; Maria Conceição Silva Cavalcante- SME; Simone Domingos Calandrine – SME
18:30 AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO – ANA: IMPLICAÇÕES DOS RESULTADOS DE LÍNGUA PORTUGUESA – ESCRITA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Kelly Daniele Santos Silva Brito – UFPI; Josania Lima Portela Carvalhêdo – UFPI
18:40 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA PRÁTICA DE INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTIFICA E
TECNOLÓGICA
Rivailda Silveira Nunes de Argollo – IFBA
18:50 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL NO PIAUÍ Valquira Macêdo Cantuário
19:00 AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS NUMAPERSPECTIVA DEMOCRÁTICA Eugenio Eduardo Pimentel Moreira – IFCE; Sandra Maria Coêlho de Oliveira – SEDUC; Ana Paula de Medeiros Ribeiro – UFC
19:10 MODELO DE COLETA DE DADOS BASEADO EM ENQUETES DINÂMICAS E INTERATIVAS PARA AVALIAÇÃO DE REDE ESCOLAR Ricardo Lima Caratti – Consultoria Avaliar; Ana Paula de Medeiros Ribeiro – UFC; Vera Lúcia Pontes Juvêncio – UFC
19:20 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PARTICIPAÇÃO NA UNIVERSIDADE Alessandra Alfaro Bastos; Glades Tereza Félix; Helen da Silva Costa
19:30 ANÁLISE DAS EVIDÊNCIAS DE VALIDADE COM BASE NO CONTEÚDO DOINDICADOR DE COMPLEXIDADE DE GESTÃO NAS ESCOLAS Girlene Ribeiro de Jesus – UnB/ Cebraspe; Renata Manuelly de Feitosa de Lima – UnB/ Cebraspe; Victor Vasconcelos de Souza – UnB/ Cebraspe
19:40 CULTURA AVALIATIVA: EXIGÊNCIA OU OPORTUNIDADE, PARA QUEM? Márcia Malaquias Braz – FACULDADE CESGRANRIO e UFRJ; Glauco da Silva Aguiar – FACULDADE CESGRANRIO
19:50 O ENSINO SUPERIOR E A CULTURA DA AVALIAÇÃO Roberto Guimarães Boclin – FACULDADE CESGRANRIO
20:00 PONTOS E CONTRAPONTOS DAS NORMAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSUNA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Messias Kilder de Sousa – Faculdade Luciano Feijão; Lídia Azevedo de Menezes – Faculdade Luciano Feijão
Salão Havaiana 
 Eixo 9 – Avaliação Institucional e Políticas Públicas –   Total de Trabalhos: 09
Horário: 17h00 – 20h00 – Adriana Eufrásio Braga/Ana Paula Vasconcelos de O. Tahim
Horário Trabalho Autor(es)
17:00 A COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DA POLÍTICA PÚBLICA DE INTERIORIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL Francisco Ismael Ribeiro – UNISAL; Francisco Ricardo Almeida Amorim – UNISAL; Jozemar Machado Carneiro – UNISAL; Raimundo Nonato Neto – UNISAL
17:10 A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO INSTRUMENTO DE HIERARQUIZAÇÃO DOS SABERES: UM OLHAR SOBRE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE) Alana Caetano Freire; Mônica Dias Martins
17:20 AUTOAVALIAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS PÓS-GRADUANDOS Fernanda Evelin Camarço de Souza
17:30 OFERTA DA DISCIPLINA DE SAÚDE DO HOMEM E A FORMAÇÃO DOS FUTUROS ENFERMEIROS: UMA ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES Raquel Figueiredo Barretto
17:40 RELAÇÃO ENTRE RENDIMENTO ACADÊMICO, POLÍTICAS DE COTAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM CAMPI DO INTERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Línnik Israel Lima Teixeira; Maria Elias Soares
17:50 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E GÊNERO: A RELEVÂNCIA DA PERSPECTIVA DE GÊNERO NA AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PRISIONAL PARANAENSE Bruna Mayara Bonatto  – UEPG; Mary Ângela Teixeira Brandalise  – UEPG
18:00 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA E GESTÃO ESCOLAR: A PRODUÇÃO ACADÉMICA BRASILEIRA NO PERÍODO 2005-2015 Mary Ângela Teixeira Brandalise  – UEPG; Efraín Ticona Aguilar  – UEPG
18:10 OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS À LUZ DO ÍNDICE DE OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (IOEB): OS CASOS DE SUCESSO E BOAS PRÁTICAS DOS MUNICÍPIOS CEARENSES Leandro Barbosa Oliveira – PUCCAMP; Adolfo Ignácio Calderón – PUCCAMP
18:20 PRINCÍPIOS, VERTENTES E INDICADORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO CURRICULAR Xênia Diógenes Benfatti – UNIFOR; Grace Troccoli Vitorino – UNIFOR; Alanna Oliveira Pereira Carvalho – IFCE
 Eixo 10 – Avaliação da Formação de Professores – Total de Trabalhos: 09
Horário Trabalho Autor(es)
18:30 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE MESTRANDOS DA ÁREA DEENSINO EM UMA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE Simone Luccas – PPGEN/UENP-CCP; Lucken Bueno Lucas – PPGEN/UENP-CCP; João Coelho Neto – PPGEN/UENP-CCP; Marlize Spagolla Bernardelli – PPGEN/UENP-CCP
18:40 AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: onde aprenderemos o mestre que seremos? Maria Emília Gonzaga de Souza – UnB; Roberta de Oliveira Souza – UnB
18:50 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: INDÍCIOS PARA SE PENSAR A AUTOEFICÁCIA DOCENTE FRENTE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Josete Leal Dias – Escola de Aplicação UFPA; Nelson Pirola – UNESP. Rio Claro; Maria Augusta Raposo Brit – UFPA. Bragança; Patrícia Feitosa dos Santos – SEDUC.PA
19:00 VIVÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA III: ENCONTROS E DESENCONTROS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Olenir Maria Mendes – FACED/PPGEd/ UFU; Clarice Carolina Ortiz de Camargo – CAp ESEBA/UFU; Luciana Guimarães – Escola Municipal Professora Orlanda Neves Strack
19:10 AVALIAÇÃO DOS CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE E O PAPEL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Antônia Eliana de Araújo Aragão -UNINTA; GlaucireneSiebra Moura Ferreira – UNINTA; Francisco Ivanildo Sales Ferreira – UNINTA; Lourdes Claudênia Aguiar Vasconcelos – UNINTA
19:20 AVALIAÇÃO SOBRE OS MOTIVOS DE INGRESSO DE DOCENTES E PRECEPTORES NA PÓS-GRADUAÇÃO Adenize Ribeiro da Silva – Universidade Federal de Alagoas; Rosana Brandão Vilela – Universidade Federal de Alagoas; Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira – Universidade Federal de Alagoas
19:30 PROFESSORAS DE CRECHE: COMO AVALIAM A SUA FORMAÇÃO E O SEU PAPEL DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL? Ana Carine dos Santos de Sousa Paiva – UFC; Ana Paula Azevedo Furtado – UFC; Tatiane Albuquerque Delmiro Silveira – SME
19:40 FORMAÇÃO CONTINUADA NO INTERIOR DO CEARA Artemízia Ribeiro Lima Costa – SEDUCA-Aracati/FVJ/Capes; Albano Oliveira Nunes – SEDUC-CE/FVJ; Adriana Eufrásio Braga – UFC Nicolino Trompieri Filho – UFC
19:50 A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DOCUMENTAL A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA Alanna Oliveira Pereira Carvalho – UFC/IFCE; Xênia Diógenes Benfatti – Unifor; Henrique Barbosa Silva – UFC
20:00