Artigos Aprovados – Comunicação Oral | ||
Horários das apresentações | ||
Salão Fortaleza | ||
Eixo 1 – Avaliação do Ensino-Aprendizagem na Educação Infantil e Alfabetização – Total de Trabalhos: 10 | ||
Horário: 17h – 20h – Marta dos Santos, Jocyana Cavalcante da Silva, Maria Aurea Montenegro | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
17:00 | O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM TERESINA (PI) E A APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO SAETHE SOB A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL | Francisca Eudeilane da Silva Pereira – SEMEC |
17:10 | AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NA ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS NO CEARÁ | Lucas Melgaço da Silva – UFC; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca – UFC |
17:20 | ACOMPANHAMENTO PARA A APRENDIZAGEM DO NOME PRÓPRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA | Maria Regiane Vidal Costa Simonetti Gomes – SME; Luiza Hermínia de Almeida Assis Brilhante – SME; Simone Domingos Calandrine – SME; Ana Paula dos Santos Alves Simões – SME |
17:30 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA | Silvana Mendes Sabino Soares – SME; Ana Paula de Medeiros Ribeiro – UFC |
17:40 | A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA | Maria Luisa Ribeiro Torres dos Santos – UFC; Amanda de Sousa Alves Rodrigues – UFC; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca. |
17:50 | O DESAFIO DE AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA | Ana Paula Azevedo Furtado – UFC; Ana Carine dos Santos de Sousa Paiva – UFC |
18:00 | A RELEVÂNCIA DA APRENDIZAGEM DA ESCRITA DO NOME PRÓPRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DASCRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA | Ana Paula dos Santos Alves Simões- SME; Alcileide de Oliveira Souza- SME; Lara Picanço Menezes Mesquita – SME; Paula Ferreira Freire- SME |
18:10 | AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO (ANA): UMA POLÍTICA DE REGULAÇÃO OU EMANCIPAÇÃO(?) | Fernanda Barros Ataídes- UFU; Simone Pereira Freitas Costa- UFU; Olenir Maria Mendes– UFU |
18:20 | O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO FORMATIVA COMCRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO | Clarice Carolina Ortiz de Camargo – CAp ESEBA/UFU |
18:30 | AVALIAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: TENSÕES NOS CONTEXTOS DO PNAIC E PAIC | Luiza Hermínia de Almeida Assis Brilhante – UFC; Adriana Leite Limaverde Gomes – UFC |
Eixo 6 – Avaliação de Ensino-Aprendizagem na Educação a Distância – Total de Trabalhos: 04 | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
18:40 | A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OS SEUS DESAFIOS A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES-TUTORES | Kelma Lima Cardoso Leite– Faculdade Cearense |
18:50 | MATERIAIS EDUCATIVOS DIGITAIS PARA CURSOS ONLINE: REFLEXOS DA APLICAÇÃO DE UM MODELO DE PLANEJAMENTO DIDÁTICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM E NA AVALIAÇÃO EM EAD NA SAÚDE | Maria Lucijane Gomes de Oliveira- UFC; Ana Josiele Ferreira Coutinho – UFC; Diego Rodrigues Tavares – UFC; Andréa Soares Rocha da Silva- UFC |
19:00 | DESIGN DE EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM: AVALIAÇÃO DO MODELO ADDIE E CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO A DISTÂNCIA | Andrea Moura da Costa Souza – IFCE; Marcos Antonio Martins Lima – UFC; Maria Lucijane Gomes de Oliveira – UFC; BlússiaTétis Brito Batista – UFC |
19:10 | IDENTIFICAÇÃO DOS FATORES CRITICOS DE SUCESSO NA GESTÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DOS TUTORES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NA UFC | Raimunda Heveline Ribeiro Quirino – UFC; Sueli Maria de Araújo Cavalcante – UFC; Denise Maria Moreira Chagas Correa – UFC |
Eixo 11 – Meta-Avaliação – Total de Trabalhos: 05 | ||
Horário: 17h00 – 20h00 | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
19:20 | AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E A CONFIGURAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE GESTÃO PARA RESULTADOS | Maria do Socorro Silva Cavalcante – PPGE/UFPB; Silmara Cássia Barbosa Melo – PPGE/UFPB |
19:30 | META-AVALIAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONALDE UMA FACULDADE PRIVADA DO CEARA | Lídia Azevedo de Menezes – Faculdade Luciano Feijão; Messias Kilder de Sousa – Faculdade Luciano Feijão; Ana Cléa Gomes de Sousa – IFCE; Francesca Danielle Gurgel dos Santos – UECE/FAFIDAM |
19:40 | GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE EFICÁCIA EEFICIÊNCIA NO PROCESSO DE META-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO ENSINO SUPERIOR | Francisco Ricardo Almeida Amorim – UNISAL; Jozemar Machado Carneiro – UNISAL; Raimundo Nonato Neto – UNISAL; Francisco Ismael Ribeiro – UNISAL |
19:50 | POLÍTICA DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E RESPONSABILIZAÇÃO DOS PROFESSORES: UM BALANÇO DA AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO- ANA | Silmara Cássia Barbosa Melo – UFPB; Maria do Socorro Silva Cavalcante – UFPB |
20:00 | META-AVALIAÇÃO DA AVALIAÇÃO DO USO DE JOGOS ELETRÔNICOS PARA O APRIMORAMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO CONTEXTO ESCOLAR | Douglas Gomes de Oliveira – Faculdade Cesgranrio; Lucí Hildenbrand – Faculdade Cesgranrio |
1° Modulo do Lazar | ||
Horário: 17h – 20h – Gabrielle Silva Marinho/Débora Aldyane | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
17:00 | AVALIAÇÃO NOS CICLOS PEDAGÓGICOS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS | Ana Carolina Souza Azevedo; Ireuda da Costa Mourão – UnB |
17:10 | O SIGNIFICADO DOS PROCESSOS AVALIATIVOS NO OLHAR DOS ATORES EDUCACIONAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL | Ana Jessika de Medeiros – UFC; Karine Pinheiro de Souza – UFC; Maryane Matias Leite Cintra – UFC |
17:20 | O SISTEMA DE AVALIAÇÃO EM CICLOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RECIFE E SEUS IMPACTOS NO DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DAS TAXAS DE RENDIMENTO | Cinthya Cristiane Galvão dos Santos Barbosa – UFPE |
17:30 | ENUNCIADOS DE PROVAS DE CIÊNCIAS: ESTUDO SOBRE O ACOMPANHAMENTO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II | Franciane da Silva e Silva – UFMA; Luizélio Veloso Pinto – UFMA; Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques – UFMA |
17:40 | DESEMPENHO DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: FATORES QUE FAZEM A DIFERENÇA | Ligia Gomes Elliot – FACULDADE CESGRANRIO; Flávia Alves Machado Lino – COLÉGIO PEDRO II; Glauco da Silva Aguiar – FACULDADE CESGRANRIO; Nilma Santos Fontanive– FACULDADE CESGRANRIO |
17:50 | AVALIAÇÃO DE OBJETOS EDUCACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL:TAXIONOMIA DO USO DE VÍDEOS DOYOUTUBE® | Luiz Cláudio da Silva Crisóstomo – UECE Márcia Machado Marinho – UFC Daniela Diolina Torres – UECE Gabrielle Silva Marinho – UECE |
18:00 | AVALIAÇÃO ESCOLAR: INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS | Maria Euzimar Nunes Rodrigues – PLUS; Isabel Guimarães Diógenes – PMF; Gloria Maria Verissimo Lopes Pisandelli – IPACE |
18:10 | AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE LEITURA DAS PROFESSORAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE FORTALEZA | Olívia Coelho da Silva – UFC; Ana Paula de Medeiros Ribeiro – UFC |
18:20 | DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA AO USO DOS RESULTADOS POR UMAESCOLA PARTICULAR | Glauco da Silva Aguiar – FACULDADE CESGRANRIO; Ligia Gomes Elliot – FACULDADE CESGRANRIO |
18:30 | AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO ESCOLAR: O QUE SE ESCONDE NO JARDIM DAS ÁRVORES DE DESEMPENHO? | Karlane Holanda Araújo – IFCE/UFC Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga – IFPB/UFC Raimundo Hélio Leite –UFC |
18:40 | A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: OLHARES AVALIATIVOS DOS DOCENTES SOBRE SEUS SABERES | KeylaCristina da Silva Machado –UFPI |
18:50 | UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL: EM BUSCA DE RESSIGNIFICAR AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim Brasilino – UESPI; Maria dos Navegantes Pereira de Oliveira Carneiro– UESPI; Daniela de Melo Sousa – UESPI |
19:00 | RENDIMENTO ESCOLAR NO CARIRI CEARENSE: ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS | Maria Iracema Pinho de Sousa- UFCA; Edicarlos Pereira de Sousa- UFCA; Erika Letícia da Silva de Lima- UFCA |
19:10 | AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE LEITORES ALFABETIZADOS E NÃO ALFABETIZADOS: COMPREENDENDO O GÊNERO TEXTUAL CONTO | Mônica de Souza Serafim – UFC |
19:20 | REFLEXÕES ACERCA DOS IMPACTOS EMOCIONAIS DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS | Tainara Freitas Silveira; Daiane de Sousa Lopes; Antonia Eliana de Araújo Aragão; Francisco Ricardo Miranda Pinto |
19:30 | SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE): UM ESTUDO LONGITUDINAL DOS RESULTADOS DOS ALUNOS DO 2° DO ENSINO FUNDAMENTAL DE LÍNGUA PORTUGUESA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA/CE | Emanuella Sampaio Freire– UFC/SME; Alanna Oliveira Pereira Carvalho– UFC/IFCE; Eveline Valério Alves- UFC/SEDUC-CE; Sandra Maria Tavares Assunção– SME |
19:40 | BONIFICAÇÃO POR RESULTADOS: INDUTOR DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO? | Julio Gomes Almeida – UNICID; Maria Paula Silva Almeida |
19:50 | AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM:UMA AVALIAÇÃO | Ana Beatriz Almeida Sampaio – Unicatólica; Hávila Raquel do Nascimento Gomes Brito – Unicatólica; Milena de Holanda Oliveira Bezerra – Unicatólica; Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro – Unicatólica |
20:00 | INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS A PARTIR DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DA PROVA BRASIL | Jaqueline Carvaho Silva- UNESP |
2° Modulo do Lazar | ||
Eixo 3 – Avaliação de Ensino-Eprendizagem no Ensino Médio – Total de Trabalhos: 19 | ||
Horário: 17h00 – 20h00 – Nórlia N. Parente/Débora Lucia L. Leite Mendes/José Valmir G. de Oliveira | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
17:00 | AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO: O CASO DA SEARA DA CIÊNCIA | Adriana Eufrásio Braga – UFC; Liduina Lopes Alves – UFC; Denize de Melo Silva – UFC; Sumara Frota do Nascimento – UFC |
17:10 | AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE CONPEÇÕES DOCENTES NO ENSINO MÉDIO | Gabriel da Silva – UERN |
17:20 | A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEMPELO VIES DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA | Luizelio Veloso Pinto – UFMA; Franciane Silva e Silva; Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques – UFMA |
17:30 | CONSELHO DE CLASSE NO IF BAIANO CAMPUS SANTA INÊS: ESPAÇO DE MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E AS IMPLICAÇÕES SOBRE OS RESULTADOS ACADÊMICOS | Mêrilande de Oliveira Soares Eloi – IF Baiano Campus Santa Inês; Arlene Luttigards de Oliveira Vaz Sampaio – IF Baiano Campus Santa Inês; Roselin Angelita Dantas Reis – IF Baiano Campus Santa Inês |
17:40 | A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA AVALIAÇÃO: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA | Poliana Soares de Oliveira; José Batista Neto – PPGE/CE/UFPE |
17:50 | TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: DA MASSIFICAÇÃO À DEMOCRATIZAÇÃO | Nórlia Nabuco Parente – IFCE; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca – UFC; Kétilla Maria Vasconcelos Prado – UFC; Nágila Rabelo de Lima – UFC |
18:00 | CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O “ERRO” E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: REVELANDO POSTURAS E DESAFIOS | Daniela Louzeiro Nunes Sousa – UFMA; Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques – UFMA; Thirza Pavan Sorpreso – UNIFAL |
18:10 | ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE SÃO PAULO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE ATUAM | Priscila Martins Diniz– CEETEPS; Julio Gomes Almeida– UNICID |
18:20 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL | Ione Aparecida Neto Rodrigues – PPGEP-CEFET–MG; Sabina Maura Silva-PPGEP- CEFET – MG |
18:30 | EVOLUÇÃO LONGITUDINAL DO MOVIMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR (MRE) DO ENSINO MÉDIO, PERÍODO 2012-2014 | Francesca Danielle Gurgel dos Santos – UECE; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca – UFC; Lídia Azevedo de Menezes – Faculdade Luciano Feijão; Ana Cléa Gomes de Sousa – IFCE |
18:40 | AVALIAR PARA EVOLUIR: A VOZ DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ÁREA DE BIOLOGIA | Rebeca Vitória Guimarães Benvindo– UFPI; Débora Lucia Lima Leite Mendes – UFC |
18:50 | A PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DO ENEM NAS ESCOLAS DA CREDE 3 NO CEARÁ | Rita de Fátima Muniz – UFC; Raimundo Hélio Leite – UFC; Sheila Maria Muniz – UFC |
19:00 | AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO MÉDIO: ENSAIOS NO COTIDIANO ESCOLAR | Sandra Maria Coêlho de Oliveira – Secretaria da Educação do Estado do Ceará; Eugenio Eduardo Pimentel Moreira – IFCE |
19:10 | PROFICIÊNCIA LEITORA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DA MULTIMODALIDADE NAS QUESTÕES DO ENEM | Juliana de Paiva Soares – UFMG; Suzana dos Santos Gomes – UFMG |
19:20 | PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO | Antonia Alves da Silva – UECE/FECLI; Luiz Carlos Souza Bezerra – UECE/FECLI |
19:30 | A GERAÇÃO Z E OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES: UM MEIO VÁLIDO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA PROFISSIONALIZANTE DE MARANGUAPE-CE | Caetano Roberto Sousa de Freitas – SEDUC-CE |
19:40 | O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E OS DESAFIOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA | Cristiane Maciel de Souza Andrade – UFRGS; Roselane Zordan Costella– UFRGS |
19:50 | ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O EFEITO ESCOLA E OS RESULTADOS DE PROFICIÊNCIA EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL NOS ANOS DE 2012 A 2014, USANDO OS DADOS DOS SPAECE – SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ | José Valmir Guimarães de Oliveira; Nicolino Trompieri Filho; Ariadina Torres Guimarães; Alberto Filho Maciel Maia |
20:00 | ANÁLISE DO DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES CEARENSES NO SAEB/2015 | Grasiany Sousa de Almeida; Maria Irilene Alves dos Santos; Daiane Araujode Sousa; Solonildo Almeida da Silva |
Sala Canoa I | ||
Eixo 4 – Avaliação de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior – Total de Trabalhos: 17 | ||
Horário: 17h00 – 20h00 – Wirla Risany L. Carvalho/Maria Noraneide R. do Nascimento/ Denize de M. Silva | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
17:00 | ANÁLISE DO ENSINO DA ANATOMIA SECCIONAL NO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA À LUZ DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO | Alonso Atila Pires Feitoza – UNICHRISTUS; Sueli Maria de Araújo Cavalcante – UFC |
17:10 | A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA COM OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFPB-CAMPUS CAJAZEIRAS | Antônia Edivaneide de Sousa Gonzaga- IFPB/UFC; Raimundo Hélio Leite- UFC Karlane Holanda Araújo –UFC |
17:20 | AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COM APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CURSO DE ODONTOLOGIA | Igor Iuco Castro-Silva – UFC; Jacques Antonio Cavalcante Maciel – UFC |
17:30 | A IMPORTÂNCIA AUTOAVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR – CASO: DIÁRIO DE BORDO | Ivan do Nascimento Freire Lopes – CENTRO UNIVERSITÁRIO; LEÃO SAMPAIO |
17:40 | INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV DAS LICENCIATURAS DA UFPI: IDEALIZAÇÕES E CONTRIBUTOS | Maria Noraneide Rodrigues do Nascimento – UFPI; WirlaRisany Lima Carvalho – UFPI |
17:50 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CURSO DE PEDAGOGIA DA URCA: O QUE DIZEM OS ALUNOS? | Antonia Mônica da Silva – URCA; Karla Roberta Brandão de Oliveira – URCA |
18:00 | METODOLOGIAS ATIVAS NA PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Geraldo Bezerra da Silva Junior – UNIFOR |
18:10 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA | Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra – UFC; Raimundo Hélio Leite –UFC |
18:20 | DESENVOLVIMENTO DA CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UMA PERSPECTIVA DOCENTE | Cristine Maria Pereira Gusmão – UniT; Rosana Quintella Brandão Vilela – UFAL |
18:30 | PROVA ESTILO ENADE: PREPARAÇÃO PARA O EXAME OU VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM? | Mary Helen Aragão Sousa – FIED; Kátia Maria de Aguiar Freire – FIED; Maria Gleice Rodrigues – FIED |
18:40 | AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: TECENDO REFLEXÕES | Sumara Frota do Nascimento – UFC; Denize de Melo Silva – UFC; Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim – UFC; Liduina Lopes Alves – UFC |
18:50 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O QUE REVELAM OS DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR | Osmar Mackeivicz – UEPG/PMPG; Viridiana Alves de Lara –UEPG |
19:00 | CLASSIFICAÇÃO DOS ITENS DE EDUCAÇÃO FÍSICA RELACIONADOS À SAÚDE DO ENADE 2014 VIA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA | Paulo Maia Ferreira Júnior; Kaio Breno Belizario de Oliveira – UniCatólica – IMPA; Leandro Araujo de Sousa – NiAve; José Airton de Freitas Pontes Junior – UECE |
19:10 | AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: RECONSTRUINDO CAMINHOS NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE PÚBLICA | Rita de Cássia Marques Costa – UNINTA; Rômulo Carlos de Aguiar- UNINTA; Olindina Ferreira Melo – UNINTA; Marisa PascarelliAgrello– UNINTA |
19:20 | AS METODOLOGIAS ATIVAS: AVALIAÇÃO ACERCA DA SUA ADOÇÃO NO ENSINO SUPERIOR |
Marcos Antonio Martins Lima – UFC; Denize de Melo Silva – UFC; Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Tahim – UFC; Vanessa Saraiva Santos – FCRS |
19:30 | AS CARTAS PEDAGÓGICAS NA AVALIAÇÃO DE GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA PROPOSTA DE TRABALHO | Célia Regina Teixeira – UFPB |
19:40 | AVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE NUMA ESCOLA DE ENGENHARIA DE PERNAMBUCO |
Anna Lúcia Miranda Costa Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani José Roberto de Souza Cavalcanti |
19:50 | CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO- APRENDIZAGEM: A PERCEPÇÃODOCENTE E DISCENTE NO CURSO DE LETRAS DA UVA | Neudiane Moreira Felix – UVA/ UNINTA; Rita de Cássia Marques Costa- UNINTA; Silvany Pinto Lopes – UVA; Adriana Pinto Martins – UNINTA |
Eixo 8 – Avaliação de Ensino-Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – Total de Trabalhos: 02 | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
20:00 | AVALIAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS EADULTOS NA ESCOLA: VIVENDO E APRENDENDO | Francisca Francirene Tomaz Parente; Harley Gomes de Sousa; Maria da Conceição Erenice Farias Lima; MerivaldaDoroteu da Silva |
20:10 | AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES DE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR (MA) | Cassandra Maria Ribeiro Costa – UFMA; Maria Consuelo A Lima – UFMA; Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques – UFMA |
Sala Canoa II | ||
Eixo 5 – Avaliação de Ensino-Aprendizagem na Educação Inclusiva – Total de Trabalhos: 12 | ||
Horário: 17h00 – 20h00 – Tânia V. Viana/ Maria Euzimar N. Rodrigues/Olívia Coelho | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
17:00 | POR UMA AVALIAÇÃO INCLUSIVA DA APRENDIZAGEM: RETROSPECTO HISTÓRICO E DINÂMICA NORMATIVA ASSOCIADA | Ane Frank Araújo Talmag – UFC; Frederico Fernandes Monteiro – Poleduc – UFC; Thaís Helena Cavalcante Lima – UFC; Sueli Maria de Araújo Cavalcante – UFC |
17:10 | AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DIAGNÓSTICA DO TALENTO: POR UMA ABORDAGEM MULTIDIMENSIONAL | Paulo Sérgio Bessa Salgado – UFC Tânia Vicente Viana – UFC |
17:20 | A PSICOPEDAGOGIA COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NA INCLUSÃO E NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO | Sheila Maria Muniz – UFC; Tania Vicente Viana – UFC; Rita de Fátima Muniz – UFC; Jefferson Falcão Sales – UFC |
17:30 | DESIGN UNIVERSAL PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | Vera Lúcia Pontes Juvêncio – UFC; Ricardo Lima Caratti – Avaliar; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca – UFC; Tania Vicente Viana – UFC |
17:40 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA-CE | Andréia Vieira de Mendonça – UFC Kamila Vieira de Mendonça – UFC Tania Vicente Viana – UFC |
17:50 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: REFLEXÕES DA ESCOLA REGULAR E SEUS DESAFIOS PARA INCLUSÃO | Francisco Valdey Carneiro; Harley Gomes de Sousa; Francisca Francirene Tomaz Parente |
18:00 | AUSÊNCIA DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: EM BUSCA DE UM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO | Hávila Raquel do Nascimento Gomes Brito – Unicatólica; Ana Beatriz Almeida Sampaio – Unicatólica; Milena de Holanda Oliveira Bezerra – Unicatólica; Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro – Unicatólica |
18:10 | A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM OLHAR DO PROFESSOR SOBRE O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INCLUSO | Maria José de Souza Marcelino; Maria José Calado Souza |
18:20 | AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: UM OLHAR SOBRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ÂMBITO ESCOLAR | Maria Rita Paula da Silva – Faculdades EST; Terezinha de Jesus Martins de Sena – Faculdades EST; Elivaldo Serrão Custódio – SEED/AP |
18:30 | ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: CARACTERÍSTICAS E ESPECIFICIDADES NA AVALIAÇÃO DA ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | Adelaide de Sousa Oliveira Neta – PMF; Camila Barreto Silva – PMF |
18:40 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO ESCOLAR: AÇÃO E PENSAMENTO DO PROFESSOR DA SALA REGULAR E DO AEE | Romária de Menezes do Nascimento; Francisco Ricardo Miranda Pinto |
18:50 | AVALIAÇÃO DO NÍVEL CONCEITUAL DE ESCRITA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | Neidyana Silva de Oliveira – UFC; Francisca Jamilia Oliveira Barros – UFC; Adriana Leite Limaverde Gomes – UFC; Rita Vieira de Figueiredo – UFC |
Eixo 7 – Avaliação de Ensino-Aprendizagem na Educação Física Escolar – Total de Trabalhos: 04 | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
19:00 | AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO CONTEXTO DAESEBA/UFU: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E O USO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS | Tiago Soares Alves – UFU Lesley Ferreira Carlos – UFU |
19:10 | AVALIAÇÃO DO CONTEXTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I | Kaio Breno Belizario de Oliveira; Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho; Leandro Araujo de Sousa; José Airton de Freitas Pontes Junior |
19:20 | DESEMPENHO DE DIFERENTES PÚBLICOS NOS ITENS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENEM 2015: UM OLHAR SOBRE A EJA | Yasmim Soares Rodrigues; Kaio Breno Belizario de Oliveira; Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho; José Airton de Freitas Pontes Junior |
19:30 | RELAÇÕES ENTRE O DESEMPENHO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS ÁREAS DE CONHECIMENTO NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) | Antonio Evanildo Cardoso Medeiros Filho Leandro Araujo de Sousa Adriana Eufrásio Braga Sobral Nicolino Trompieri Filho |
Eixo 2 – Avaliação de Ensino-Aprendizagem no Ensino Fundamental – Total de Trabalhos: 03 | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
19:40 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FORTALEZA- CE | Jessany Terto Coelho – UFC; Tania Vicente Viana – UFC |
19:50 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: INSTRUMENTOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES NA ESCOLA EM CICLOS | Viridiana Alves de Lara – UEPG/PMPG |
20:00 | AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: OS ALUNOS E A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO | Júlio Gomes Almeida – UNICID; Priscilla Martins Diniz – UNICID |
Ilha dos Coqueiros | ||
Eixo 9 – Avaliação Institucional e Políticas Públicas – Total de Trabalhos: 19 | ||
Horário: 17h00 – 20h00 – Vera Lúcia P. Juvêncio/Dóris Sandra S. Leão | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
17:00 | AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A REFLEXÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA PELA ESCOLA E A NECESSIDADE DE LEGITIMIDADE POLÍTICA | Claudia Pereira de Pádua Sabia – UNESP |
17:10 | O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO POLÍTICA DE ESTADO | Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves – SEDF |
17:20 | USO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA PERSPECTIVA DOS GESTORES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL | Maria do Socorro Maia Silva – UNILAB; Maria Elias Soares – UFC |
17:30 | AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFPI: TRAZENDO PARA O DEBATE CONVICÇÕES E PRÁTICAS | Mirtes Gonçalves Honório – UFPI; Teresa Christina T.S. Honório – UFPI |
17:40 | AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: REFLEXÕES SOBRE A OPINIÃO DO ESTUDANTE BENEFICIÁRIO DA UFRPE | Juliana Cavalcanti Macedo – UFRPE; Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches – FUNDAJ/MEC |
17:50 | PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES NA MELHORIA DA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: O CASO DA UNILAB | Francisca Sidma Ferreira de Souza – UFC; Sueli Maria de Araújo Cavalcante – UFC; Denise Maria Moreira Chagas Corrêa – UFC |
18:00 | AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E AVALIAÇÕES EXTERNAS NAS ESCOLAS: COMPREENSÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS | Elismara Zaias Kailer – USP; Beatriz Vozniak Barbosa – UEPG |
18:10 | A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA PÚBLICA | Andréia Vieira de Mendonça – UFC; Kamila Vieira de Mendonça – UFC |
18:20 | A CRIAÇÃO DO NÚCLEO DE AVALIAÇÃO E PESQUISAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: (RE)PENSANDO AÇÕES PARA UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE | Aline Maria Gomes Lima – SME; Ana Carine dos Santos de Sousa Paiva – SME; Maria Conceição Silva Cavalcante- SME; Simone Domingos Calandrine – SME |
18:30 | AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO – ANA: IMPLICAÇÕES DOS RESULTADOS DE LÍNGUA PORTUGUESA – ESCRITA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA | Kelly Daniele Santos Silva Brito – UFPI; Josania Lima Portela Carvalhêdo – UFPI |
18:40 | AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA PRÁTICA DE INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTIFICA E TECNOLÓGICA |
Rivailda Silveira Nunes de Argollo – IFBA |
18:50 | AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE TEMPO INTEGRAL NO PIAUÍ | Valquira Macêdo Cantuário |
19:00 | AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS NUMAPERSPECTIVA DEMOCRÁTICA | Eugenio Eduardo Pimentel Moreira – IFCE; Sandra Maria Coêlho de Oliveira – SEDUC; Ana Paula de Medeiros Ribeiro – UFC |
19:10 | MODELO DE COLETA DE DADOS BASEADO EM ENQUETES DINÂMICAS E INTERATIVAS PARA AVALIAÇÃO DE REDE ESCOLAR | Ricardo Lima Caratti – Consultoria Avaliar; Ana Paula de Medeiros Ribeiro – UFC; Vera Lúcia Pontes Juvêncio – UFC |
19:20 | AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E PARTICIPAÇÃO NA UNIVERSIDADE | Alessandra Alfaro Bastos; Glades Tereza Félix; Helen da Silva Costa |
19:30 | ANÁLISE DAS EVIDÊNCIAS DE VALIDADE COM BASE NO CONTEÚDO DOINDICADOR DE COMPLEXIDADE DE GESTÃO NAS ESCOLAS | Girlene Ribeiro de Jesus – UnB/ Cebraspe; Renata Manuelly de Feitosa de Lima – UnB/ Cebraspe; Victor Vasconcelos de Souza – UnB/ Cebraspe |
19:40 | CULTURA AVALIATIVA: EXIGÊNCIA OU OPORTUNIDADE, PARA QUEM? | Márcia Malaquias Braz – FACULDADE CESGRANRIO e UFRJ; Glauco da Silva Aguiar – FACULDADE CESGRANRIO |
19:50 | O ENSINO SUPERIOR E A CULTURA DA AVALIAÇÃO | Roberto Guimarães Boclin – FACULDADE CESGRANRIO |
20:00 | PONTOS E CONTRAPONTOS DAS NORMAS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSUNA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL | Messias Kilder de Sousa – Faculdade Luciano Feijão; Lídia Azevedo de Menezes – Faculdade Luciano Feijão |
Salão Havaiana | ||
Eixo 9 – Avaliação Institucional e Políticas Públicas – Total de Trabalhos: 09 | ||
Horário: 17h00 – 20h00 – Adriana Eufrásio Braga/Ana Paula Vasconcelos de O. Tahim | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
17:00 | A COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DA POLÍTICA PÚBLICA DE INTERIORIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO BRASIL | Francisco Ismael Ribeiro – UNISAL; Francisco Ricardo Almeida Amorim – UNISAL; Jozemar Machado Carneiro – UNISAL; Raimundo Nonato Neto – UNISAL |
17:10 | A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA COMO INSTRUMENTO DE HIERARQUIZAÇÃO DOS SABERES: UM OLHAR SOBRE O SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ (SPAECE) | Alana Caetano Freire; Mônica Dias Martins |
17:20 | AUTOAVALIAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DAS EXPECTATIVAS DOS PÓS-GRADUANDOS | Fernanda Evelin Camarço de Souza |
17:30 | OFERTA DA DISCIPLINA DE SAÚDE DO HOMEM E A FORMAÇÃO DOS FUTUROS ENFERMEIROS: UMA ANÁLISE DAS MATRIZES CURRICULARES | Raquel Figueiredo Barretto |
17:40 | RELAÇÃO ENTRE RENDIMENTO ACADÊMICO, POLÍTICAS DE COTAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM CAMPI DO INTERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | Línnik Israel Lima Teixeira; Maria Elias Soares |
17:50 | AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E GÊNERO: A RELEVÂNCIA DA PERSPECTIVA DE GÊNERO NA AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PRISIONAL PARANAENSE | Bruna Mayara Bonatto – UEPG; Mary Ângela Teixeira Brandalise – UEPG |
18:00 | AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA E GESTÃO ESCOLAR: A PRODUÇÃO ACADÉMICA BRASILEIRA NO PERÍODO 2005-2015 | Mary Ângela Teixeira Brandalise – UEPG; Efraín Ticona Aguilar – UEPG |
18:10 | OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS À LUZ DO ÍNDICE DE OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA (IOEB): OS CASOS DE SUCESSO E BOAS PRÁTICAS DOS MUNICÍPIOS CEARENSES | Leandro Barbosa Oliveira – PUCCAMP; Adolfo Ignácio Calderón – PUCCAMP |
18:20 | PRINCÍPIOS, VERTENTES E INDICADORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO CURRICULAR | Xênia Diógenes Benfatti – UNIFOR; Grace Troccoli Vitorino – UNIFOR; Alanna Oliveira Pereira Carvalho – IFCE |
Eixo 10 – Avaliação da Formação de Professores – Total de Trabalhos: 09 | ||
Horário | Trabalho | Autor(es) |
18:30 | EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE MESTRANDOS DA ÁREA DEENSINO EM UMA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE | Simone Luccas – PPGEN/UENP-CCP; Lucken Bueno Lucas – PPGEN/UENP-CCP; João Coelho Neto – PPGEN/UENP-CCP; Marlize Spagolla Bernardelli – PPGEN/UENP-CCP |
18:40 | AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: onde aprenderemos o mestre que seremos? | Maria Emília Gonzaga de Souza – UnB; Roberta de Oliveira Souza – UnB |
18:50 | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: INDÍCIOS PARA SE PENSAR A AUTOEFICÁCIA DOCENTE FRENTE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | Josete Leal Dias – Escola de Aplicação UFPA; Nelson Pirola – UNESP. Rio Claro; Maria Augusta Raposo Brit – UFPA. Bragança; Patrícia Feitosa dos Santos – SEDUC.PA |
19:00 | VIVÊNCIAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA III: ENCONTROS E DESENCONTROS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | Olenir Maria Mendes – FACED/PPGEd/ UFU; Clarice Carolina Ortiz de Camargo – CAp ESEBA/UFU; Luciana Guimarães – Escola Municipal Professora Orlanda Neves Strack |
19:10 | AVALIAÇÃO DOS CAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE E O PAPEL DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU | Antônia Eliana de Araújo Aragão -UNINTA; GlaucireneSiebra Moura Ferreira – UNINTA; Francisco Ivanildo Sales Ferreira – UNINTA; Lourdes Claudênia Aguiar Vasconcelos – UNINTA |
19:20 | AVALIAÇÃO SOBRE OS MOTIVOS DE INGRESSO DE DOCENTES E PRECEPTORES NA PÓS-GRADUAÇÃO | Adenize Ribeiro da Silva – Universidade Federal de Alagoas; Rosana Brandão Vilela – Universidade Federal de Alagoas; Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira – Universidade Federal de Alagoas |
19:30 | PROFESSORAS DE CRECHE: COMO AVALIAM A SUA FORMAÇÃO E O SEU PAPEL DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL? | Ana Carine dos Santos de Sousa Paiva – UFC; Ana Paula Azevedo Furtado – UFC; Tatiane Albuquerque Delmiro Silveira – SME |
19:40 | FORMAÇÃO CONTINUADA NO INTERIOR DO CEARA | Artemízia Ribeiro Lima Costa – SEDUCA-Aracati/FVJ/Capes; Albano Oliveira Nunes – SEDUC-CE/FVJ; Adriana Eufrásio Braga – UFC Nicolino Trompieri Filho – UFC |
19:50 | A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO DOCUMENTAL A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA | Alanna Oliveira Pereira Carvalho – UFC/IFCE; Xênia Diógenes Benfatti – Unifor; Henrique Barbosa Silva – UFC |
20:00 |