Normas para submissão de trabalhos no VII CIAE

Período de submissão de trabalhos: 21/08/2017  (segunda-feira) PRAZO FINAL.


Nome do autor por extenso – INSTITUIÇÃO

Adon Ptahotep Kekheperre – UFC

João Marcos Matheus Lucas – UERJ

Oxum Oxóssi Ogum – UFBA

Eixo: Avaliação Institucional
Agência Financiadora: não contou com financiamento

Resumo

Os trabalhos submetidos ao VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional promovido pelo NAVE/PPGEB/UFC, devem obedecer aos critérios da ABNT ajustados de acordo com as instruções aqui apresentadas. Admitem-se duas categorias fundamentais de trabalhos: Comunicações Orais e Pôsteres (melhor discriminados adiante). Do ponto de vista do conteúdo, os trabalhos podem ser resultados de pesquisa empírica ou teórica ou relatos de experiência (também discriminados em seção posterior). Destaca-se que o conteúdo deste resumo deve conter entre 100 e 250 palavras. E ao final apresentar três palavras chaves separadas por ponto.

Palavras-chave: Normas de publicação. Anais de eventos. Publicação.
Abstract
The papers sent to VII International Congress in Education Assessment produced by NAVE/PPGEB/UFC should apply to ABNT roules……………
Key-words: Publishing standards. Conference proceedings. Publication.
Resumen
Los trabajos enviados al VII Congreso Internacional de Evaluación de la Educación producido por NAVE / PPGEB / UFC shouldnt se aplican a roulés ABNT ……………

Palabras clave: Normas de publicación. Actas de congresos. Publicación.

1 INTRODUÇÃO

Este documento se destina à orientação para a submissão de trabalhos para o VII Congresso Internacional em Avaliação Educacional, além de servir, como modelo para a formatação. Para isso, elencam-se quatro tópicos fundamentais a serem considerados na elaboração dos originais: Das disposições gerais e das modalidades de submissão de trabalhos; Normas de formatação exigidas, derivadas da ABNT; Recomendações a respeito do envio dos trabalhos; Indicação dos critérios de avaliação do trabalho para sua admissão e apresentação no evento.

2 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E MODALIDADES DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos poderão ser submetidos nas seguintes modalidades: comunicação oral ou pôster.

2.1 Comunicação oral – resultados de pesquisas concluídas ou artigos teóricos
Trata-se de trabalhos que serão apresentados e discutidos em sessões coordenadas presenciais. Cada apresentador terá um tempo de até 15 minutos para realizar a exposição. O trabalho pode ser apresentado por um representante ou pelo grupo de autores. O original do trabalho submetido deverá ter extensão de 8 a 12 laudas de conteúdo, excetuando-se elementos pré e pós-textuais. Essa modalidade deverá relatar pesquisas concluídas (empíricas ou teóricas). O texto deverá apresentar: Introdução (contendo problema de pesquisa que foi investigado e/ou objetivo da pesquisa); Referencial teórico; Procedimentos metodológicos; Resultados e discussões; Considerações finais; e, Referências.

2.2 Pôster – relatos de experiências ou pesquisas iniciadas
Trata-se de trabalhos que serão apresentados em local, data e horário estipulados pela organização do evento. Cabe ao(s) autor(es) estarem presentes junto ao pôster. O objetivo do texto é apresentar o resultado de pesquisas iniciadas ou relatos de experiência na área de avaliação. O texto deverá ter formato de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões parciais/recomendações e referências, estruturado em até 6 laudas, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais.

2.3 Orientações gerais quanto à preparação dos originais
Cada congressista poderá submeter até o máximo de 04 (quatro) trabalhos (Comunicações orais e/ou Pôsteres), dos quais só poderá ser autor principal de apenas um.

  • Cada trabalho poderá ter no máximo 04 (quatro) autores (01 autor + 03 coautores).
  • É requisito para admissão do trabalho que todos os seus autores e coautores estejam inscritos no congresso e que tenham efetivado o pagamento da inscrição.
  • Será exigida a presença de no mínimo um dos autores do trabalho para a sua apresentação.
  • Serão emitidos certificados de participação no evento para todos os inscritos e 01 (um) certificado de apresentação de trabalhos para cada autor. Esses certificados serão emitidos mediante a solicitação do(s) autor(es).
  • A identificação dos autores somente deverá ser feita na plataforma de submissão de originais e na primeira página do texto. O arquivo não deve conter nenhuma indicação de autoria (as informações podem ser removidas pelo sistema operacional utilizado) e o texto também não deve apresentá-las, exceto, como já foi informado, na primeira página.
  • O texto não deve ter sido apresentado e/ou publicado previamente pelo autor. Também não deve conter plágio de qualquer tipo, nem mesmo o autoplágio, caracterizado pela repetição de trabalhos semelhantes em eventos diversos.
  • Os autores responsabilizam-se de quaisquer tipos de plágio ou cópia que venham a ser identificadas por terceiros.

3 NORMAS DE FORMATAÇÃO

3.1 Estrutura do trabalho
Os textos devem conter:

  • Elementos pré-textuais: folha de rosto com os dados do texto e dos autores; página contendo o título e o resumo do trabalho em português, inglês ou espanhol e três palavras-chave no mesmo idioma;
  • Texto: desenvolvimento propriamente dito, conforme exposto nos itens 2.1 e 2.2.
  • Elementos pós-textuais: referências e anexos.

3.2 Formatação e referências
A formatação dos trabalhos deve seguir as normas da ABNT de acordo com o referido a seguir:

  • Formato geral do documento: admitem-se as diretrizes da NBR 6022, exceto no que seja indicado de maneira diversa nas seções a seguir.
  • Formato dos resumos: devem ser apresentados em português e em outro idioma (inglês ou espanhol) e seguir as indicações da NBR 6024, apresentando mínimo de 100 e máximo de 250 palavras.
  • Referências e citações: devem seguir o que é recomendado na NBR 10520, seguindo o modelo autor-data de citações.
  • Figuras e tabelas: devem ser organizadas de acordo com as normas 14724, padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e inseridas no corpo do texto.

4 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

A avaliação dos trabalhos para admissão no evento seguirá as seguintes etapas pelas comissões financeira e científica:

  • 1. Verificação da inscrição e pagamento de todos os autores no evento;
  • 2. Avaliação de formato, de normas e de adequação da temática – comissão técnico-científica
  • 3. Preparação dos originais para submissão anônima aos avaliadores – comissão técnico-científica
  • 4. Avaliação de conteúdo – comissão científica de avaliação

A avaliação de conteúdo irá considerar os seguintes critérios:

a) Relevância e pertinência da proposta para discussão do tema e dos eixos temáticos do Congresso;
b) Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
c) Interlocução com a produção da área;
d) Conclusões fundamentadas.

5 DISPOSIÇÕES FINAIS

Da decisão da Comissão Científica não caberá recurso.